domingo, 5 de novembro de 2017

O PACTO [自殺サークル - Jisatsu Sâkuru (Suicide Circle), 2002] de Sion Sono

O PACTO
[自殺サークル - Jisatsu Sâkuru (Suicide Circle), 2002]
de Sion Sono



"Você está conectado consigo mesmo?"

Bom, você já sabe que amo filmes japoneses, amo filmes filosóficos, existencialistas, que o induzem a buscar dentro de si o entendimento da mensagem do filme. Taí mais um exemplar desses.

A história é bem simples (por alto!): Um grupo de detetives investiga uma onda de suicídios em massa que inicia com 54 meninas do Ensino Médio se jogando na frente do trem. Aparentemente há um "clube" que estimula suicídios. Será?

Você vai ter que ver, porque não há mais o que dizer, mas há muito o que se descobrir.

Tenha a certeza de que a cópia a que você vai assistir possui legendas para as letras das músicas cantadas pelo grupo vocal infantil Dessert (Dessart, Desert) - Até o nome do grupo é caótico no filme (mas com significação!), elas são a chave para se entender a mensagem.

Por favor, não fique criticando os efeitos especiais nem a cor do sangue.

Outra coisa, o suicídio não é o principal da história, embora seja algo diretamente relacionado à sociedade japonesa, isolacionista e que tende ao vazio existencial por conta do pragmatismo da vida.

O filme fala de conexões humanas.

É um filme surrealista. Mais ainda, usa a perspectiva budista/shintoísta de ver a vida/morte. Como muitos filmes que comentei aqui, não é para qualquer gosto. Espero que seja para o seu!

"Você está conectado consigo mesmo?"

Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário