terça-feira, 3 de outubro de 2017

CÓPIA FIEL [Copie Conforme (Certified Copy), 2010] de Abbas Kiarostami

CÓPIA FIEL
[Copie Conforme (Certified Copy), 2010]
de Abbas Kiarostami


Um Romance? Uma DR? Um ensaio filosófico sobre um relacionamento afetivo, sobre pontos de vista?

Você vai decidir!

Não há muito o que dizer, o filme é uma experiência que você deve vivenciar.

Claro que o contexto só fará pleno sentido se você for adulto e já tiver passado por alguns relacionamentos e se doado a eles a ponto de discuti-los, caso contrário, você não "vestirá" essa obra de arte do premiado diretor iraniano.

O mote do filme é: Um escritor britânico está na Toscana, Itália para divulgar seu novo livro "Cópia Fiel" em que discute que a cópia (falsificação) de uma obra de arte tem seu valor intrínseco e não deveria ser vista como inferior ao original. Chegando atrasada à assistência, com seu filho adolescente, Juliette Binoche (cujo personagem não tem nome!!), uma vendedora de antiguidades, vai marcar um encontro com o escritor, no mesmo dia. Ela o leva a um passeio sem objetivo específico pela região, discutindo de início o tópico do livro até que a filosofia existencialista vai tomando conta.

Binoche cuja beleza e talento dispensam apresentações é o centro de tudo. Observe a significância contextual de sua articulação em inglês, a língua dele, depois em italiano e francês.

Ah! não há outros "atores" o filme é só deles dois.

Importante, não assista se você não for uma pessoa dada a pensar, refletir, filosofar e sentir dentro de um relacionamento amoroso (?). O filme é muito simbólico.

Depois você me conta o que achou!

Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário